terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

REVIVENDO CONQUISTA EM 2011 EM PROL DE BOM CONSELHO...

QUINTA-FEIRA, 27 DE OUTUBRO DE 2011

PLEITO DO SAMU PARA BOM CONSELHO DE AUTORIA DO VEREADOR CARLOS ALBERTO, É APROVADO!

Agora é realidade. Bom Conselho passará a conta com
uma Unidade Básica Descentralizada do Sistema
de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).


Sempre buscando atender os anseios dos bonconselhenses, solicitando benfeitorias a nossa população como segurança, transporte, educação e saúde, o Vereador Carlos Alberto, enviou ao Governo do Estado de Pernambuco o Requerimento de nº 032/2011, onde solicitou do Executivo Estadual, a inclusão do Municipio de Bom Conselho como municipio de apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Agreste Meridional.


Em Resposta ao Pleito do vereador Carlos Alberto, o Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Saúde, informou que a referida propositura, tinha sindo encaminhado a comissão intergestores e tinha sido aprovado, passando o Municipio de Bom Conselho, contemplada com uma unidade de suporte basica doSAMU.


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O Serviço em questão faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública de saúde prestando socorro à população em casos de emergência.


As cidades que contam com o SAMU (acionado através do número de telefone 192), estão reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. “O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, que atendem diversas urgências".



Pelo que pudemos verificar, o SAMU realiza o atendimento em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento. A ligação para o 192, é atendida por técnicos na Central que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador.


Esses profissionais fazem o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Ao mesmo tempo, o médico avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro”.








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