terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A CORRUPÇÃO É O CUPIM DA REPÚBLICA!

Vr. Carlos Alberto


Segundo Max Weber Nobre Eleitores, Há dois modos pelos quais alguém pode fazer da política a sua vocação: viver para a política: faz dela a sua vida, num sentido interior, desfruta a posse do poder que exerce pela consciência de que sua vida tem sentido a serviço de uma "causa"; ou viver "da" política: quem luta para fazer dela uma fonte de renda permanente.

O processo de corrupção no Brasil vem de longe, e está enraizado na impunidade e nos privilégios dos poderosos.

A restauração da moralidade pública, o fim da impunidade e da injustiça, a eficácia das leis, para todos, sem exceções e sem privilégios, são a essência da democracia.

Democracia, para esse humilde vereador que subscreve, significa respeito e validade dos direitos reais e não dos direitos formais ou de “fachada”. O cidadão é pessoa que tem acesso à Educação, à Saúde, as oportunidades de emprego, vida decente e digna para si e sua família, com liberdade de escolha e de manifestação política.

A grande maioria da população brasileira não é formada por cidadãos, mas por subcidadãos, oprimidos, explorados e injustiçados.

A corrupção é o cupim da República. Corrói a autoridade do Estado, destrói a credibilidade da Lei e da Justiça. A impunidade é o princípio da desordem. A certeza da punição, ao contrário, é a garantia do respeito e da ordem legal.

Não pode existir decência, dignidade e democracia, sem a cidadania real, sem a observância dos direitos e das responsabilidades, sem a vigência cotidiana, regular, sistemática da igualdade de todos os cidadãos perante a lei.

Os infratores poderosos – e, antes de todos, as autoridades do Estado que cometeram ou cometerão delitos devem ser as primeiras a sofrerem a punição legal e implacável.

Quanto mais graduado e poderoso for o infrator, mais rápida e exemplar deve ser sua condenação. Além da certeza da punição legal, é essencial a exemplaridade. Sem o exemplo de cima, sem a disciplina férrea da lei, especialmente para os poderosos, não subsiste o estado de direito. Esta é a essência da moralidade pública, princípio de desprivatização do Estado.

Fazer a justiça funcionar significa proteger a mulher e a criança contra violência e maus tratos, ampliando as Delegacias da Mulher e de Proteção à Criança. Significa reprimir a exploração do trabalho do menor e das formas de semi-escravidão do campo. Significa reprimir com máxima energia o tráfico de drogas.

Há que moralizar o Serviço Público, e neste particular tanto Poder Legislativo como o Executivo, punindo com rigor os maus funcionários envolvidos em atos de corrupção, que cobram propinas e exigem vantagens pessoais no exercício de seu dever profissional. É preciso, dignificar, e enaltecer o trabalho dos servidores público desse município elevando permanentemente a qualificação dos seus integrantes bem como os vencimentos e ou salários para que tenham uma vida digna junto às suas famílias.

Amigos Eleitores, Encosto aqui o meu barquinho. Sou dos que crêem e espero apesar de toda a onda pessimista que nos cercam, de muita informação desalentadora, sonho com um deserto fértil, com o estabelecimento de uma sociedade mais fraterna e mais igualitária e, por isso mesmo, menos violenta. Creio que o fruto da justiça é a paz.

Sou dos que crêem e, por isso mesmo, creio no amanhã, pois é lá que se escondem os meus sonhos mais dourados e meus desejos mais intensos. Creio, com Sartre, “que o homem não é a soma do que ele tem, mas a totalidade do que ele ainda não tem, que ele ainda pode ter”. Creio que a vida não caminha para trás, mas procura teimosamente novos caminhos que a levem para frente. Por isso, tem que haver o amanhã, que nos pressagie dias melhores, mais plenos e mais intensos.

Sou dos que crêem e, por isso mesmo, vejo na semente a árvore, sua sombra e seu fruto e, de algum modo estranho e misterioso, ao semeá-la para a morte do grão o faço na esperança da ressurreição dos meus desejos.

É preciso ver na “pequena morte de cada dia” a oportunidade da imensa ressurreição do dia seguinte; é preciso ver na negação de hoje a firmação de amanhã. Só semeia a boa semente aquele que tem esperança de que amanhã a vida germinará.


AMIGOS DE VERDADE!

Vr. Luizinho da Malharia, Carlos Alberto e
Arnaldo Pintado




Vr. Gilmar Aleixo e Carlos Alberto




Discurso do Vereador Carlos Alberto no recebimento
do Titulo de Cidadão Bonconselhense EM 15/01/2010



"Antes de tudo agradeço a ti meu Senhor Deus por ter me escolhido pra hoje está aqui, diante dos meus co-irmãos, obrigado Jesus Cristo, pois me amparasse quando muitos não acreditaram em mim, quando muitos me discriminaram, quando muitos deram como certo a minha derrota eleitoral, quando muitos me julgaram mesmo sem me conhecer, mais hoje estou aqui porque assim vos permitiu e em teu nome honrarei tal oportunidade legislando para todos os bonconselhenses em nome da tua gloria e em nome do teu amor.

Aprendi no convívio com minha família que alguns princípios básicos são inegociáveis, lições elementares que traduzem a importância dos exemplos de honestidade, trabalho e honradez.

Vem daí a convicção de que a construção da Democracia significa dar acesso às oportunidades de emprego, a ascensão social, a salários decentes, acessividade com qualidade a educação, saúde, cultura e ao esporte. O grande desafio é justamente incorporar milhões de brasileiros e, localmente, milhares de bonconselhenses, ainda hoje marginalizados.

Para isso, é preciso fortalecer a autonomia da sociedade civil dentro de um estado liberto do autoritarismo e de uma parte dos políticos que insistem em manter a indústria da miséria, distribuindo pequenas benesses, vivendo de conchavos e da desgraça alheia para manterem seus cargos e defenderem seus interesses pessoais.

Sou dos crêem, e por isso mesmo tenho que decidir hoje fazer o meu amanhã diferente, mais próximo dos meus sonhos. Porque eu creio no amanhã, caminho com determinação, sabendo que os momentos mais escuros da noite são exatamente aqueles que precedem a alvorada.

Partindo desses princípios, acredito que podemos vencer o preconceito que faz a população ter aversão pela política e produz uma alienação, que é campo fértil para os oportunistas. Tenho a vontade inequívoca de continuar trabalhando pelo bem estar da nossa sociedade com a mesma seriedade e determinação, com a certeza absoluta do respaldo e irrestrito apoiados pelos homens e mulheres de bem dessa linda terra de prosperidade chamada Bom Conselho.

Meus mais Sinceros agradecimentos a todos que admiram e torce pelo meu sucesso e que Deus conduza o meu trabalho sempre no caminho do justo e do digno.

Obrigado Bom Conselho pela oportunidade e jamais irei te trair."



TRABALHO E OPOSIÇÃO DE VERDADE!

Um comentário:

  1. Vereador Carlos Alberto o Senhor na minha simples Opinião e um exemplo a ser seguindo pois o senhor e uma pessoa amiga,honesta e verdadeira tenho muito orgulho de além de trabalha com o senhor ser seu amigo.

    ResponderExcluir