domingo, 20 de fevereiro de 2011

MESTRE LULA VASSOUREIRO PAI DOS PAPANGUS RECEBE VEREADOR CARLOS ALBERTO EM VISITA A CONVITE DE AMIGOS DO MUNICÍPIO DE BEZERROS

Mestre Lula Vassoureiro é, na verdade, Amaro Arnaldo do Nascimento um autentico representante da Arte Popular Pernambucana, o predicado ‘vassoureiro’ foi herdado do avô Antônio, que fazia vassouras e deu início à dinastia, ensinando o filho José a produzir máscaras. José, por sua vez, repassou o ofício ao filho, que começou a confeccioná-las aos seis anos de idade. “As primeiras máscaras eram de pano e os papangus trajavam roupas velhas e rasgadas. Depois, vieram as de coité (espécie de coco) e, finalmente, as de papel e couro”, informa, explicando que, atualmente, utiliza apenas papel jornal e goma para fazer as máscaras.

Lula conta que as máscaras, hoje tão festejadas, já foram proibidas sob a alegação de que podiam ocultar marginais. Na década de 40, o pai dele foi vender os adereços num Sábado de Zé Pereira e teve todo seu material apreendido pela polícia. “Hoje, até os policiais saem mascarados”, comemora. Além das máscaras, Lula também faz burrinhos e bonecos.


Para dar conta da demanda, o artesão, que já vendeu seis mil máscaras no ano passado para cá, utilizou os serviços de 32 pessoas. Também atuou como instrutor numa oficina de máscaras, montada pela prefeitura. Este ano, para massagear o ego, o ‘vassoureiro’ fez um boneco dele mesmo. A atração vai sair à frente do bloco Bacalhau do Lula Vassoureiro, que ele diz, sem constrangimento, ser a versão bezerrense do Bacalhau do Batata, de Olinda. “Só que o Batata sai na quarta-feira de manhã. O meu sai às duas horas da tarde”. Vassoureiro também faz questão de dizer que tem trabalhos nos Estados Unidos, México e, quem diria, Etiópia.

Fonte: http://www2.uol.com.br/JC




Nosso vereador Carlos Alberto, foi convidado por amigos que moram e trabalham no Municipio de Bezerros, onde teve a honra de conhecer um dos Mestres da Arte Popular de Pernambuco reconhecimento Internacional, Carlos Alberto foi supreendido pelo Mestre Lula Vassoureiro, que fez questão de convidar nosso edil para participar do Bacalhau do Lula, realizado pela sua ilustre pessoa, desde 1953.

































































TRABALHO DE VERDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário