sábado, 8 de janeiro de 2011

ELE TAMBÉM NÃO NASCEU EM BOM CONSELHO, MAS AMOU ESSA TERRA COMO NINGUÉM (FREI CAETANO DE MESSINA)





"Educando-se uma menina, educa-se uma mãe;
educando-se uma mãe, transforma-se uma sociedade".




Frei Caetano de Messina, nasceu na encantadora Castanea (Itália), no ano de 1807, de Caetano Lentini e Maria Panti, recebendo no batismo o nome de Santi.







Teve no meio de sua família, uma educação cristã, e fez os seus primeiros estudos nas escolas da cidade natal.

Ainda menino, sentindo inclinação para a vida religiosa, bateu á porta dos Padres Capuchinhos de Messiana e foi logo recebido.

Infelizmente, pouco ou nada sabemos de sua vida claustra, assim como dos seus primeiros anos de sacerdócio, pois o terremoto de Messina de 1908, destruiu o arquivo daquele importante convento.




Terrenoto em Messina



Mas o pouco que sabemos é bastante para fazer destacar sua figura, é bastante para nos mostrar o que ele devia ser no futuro.

No ano de 1837 irrompeu na cidade de Catânia a epidemia de cólera morbus, violenta e terrível, de modo para o campo, afim de não serem contaminados pelo terrível flagelo.

O nosso Frei Caetano foi escolhido pelo Padre Frei João Batista para assistir aos coléricos. não pediu escusa, antes obediente a voz do superior, prontamente pois mãos a obra com coração de mãe, com fé de católico e com generosidade de capuchinho.




Terrenoto em Messina



A invasão epídêmica flagelou a cidade por espaço de quarenta dias, e o nosso herói foi visto a socorrer os doentes, conforta-los, ajuda-los, expondo ao perigo a sua própria vida.

Debelada a epidemia, Frei Caetano foi elogiado publicamente pelo Superior do Convento e pelo Bispo da cidade.

Frei Caetano era profundamente culto e desempenhou os ofícios de lente de filosofia e teologia. Foi pregador de grande nome. Mas, a Providência chamava-o, para ser aposto, o pai e o benfeitor de uma nação inteira




Terrenoto em Messina



Sua chegada na cidade do Recife, deu-se em 11 de Setembro de 1841, em um navio do Reino da Sardenha, trazendo a seu bordo um grupo de intrepidez campeões da fé e da civilização, destinados pela Congregação de Propaganda Fide, com decreto do dia 20 de Junho de 1841, para evangelizar o Nordeste Brasileiro.



TRABALHO DE VERDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário