quinta-feira, 27 de outubro de 2011
(http://casadacidadaniabc1.blogspot.com.br/2011/10/governo-do-estado-de-pernambuco-atende.html)
PLEITO DO SAMU PARA BOM CONSELHO DE AUTORIA DO VEREADOR CARLOS ALBERTO, É APROVADO!
Agora é realidade. Bom Conselho passará a conta com
uma Unidade Básica Descentralizada do Sistema
de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
uma Unidade Básica Descentralizada do Sistema
de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Sempre
buscando atender os anseios dos bonconselhenses, solicitando
benfeitorias a nossa população como segurança, transporte, educação e
saúde, o Vereador Carlos Alberto,
enviou ao Governo do Estado de Pernambuco o Requerimento de nº
032/2011, onde solicitou do Executivo Estadual, a inclusão do Municipio
de Bom Conselho como municipio de apoio ao Serviço de Atendimento
Móvel de Urgência (SAMU) do Agreste Meridional.
Em Resposta ao Pleito do vereador Carlos Alberto,
o Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Saúde,
informou que a referida propositura, tinha sindo encaminhado a comissão
intergestores e tinha sido aprovado, passando o Municipio de Bom
Conselho, contemplada com uma unidade de suporte basica do SAMU.
CLIQUE EM CIMA DOS
DOCUMENTOS PARA LER
O
Serviço em questão faz parte da Política Nacional de Urgências e
Emergências, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública de saúde
prestando socorro à população em casos de emergência.
As cidades que contam com o SAMU
(acionado através do número de telefone 192), estão reduzindo o número
de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas
decorrentes da falta de socorro precoce. “O serviço funciona 24 horas
por dia com equipes de profissionais de saúde, que atendem diversas
urgências".
Pelo que pudemos verificar, o SAMU
realiza o atendimento em qualquer lugar: residências, locais de
trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação,
profissionais e veículos de salvamento. A ligação para o 192, é
atendida por técnicos na Central que identificam a emergência e,
imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador.
Esses
profissionais fazem o diagnóstico da situação e inicia o atendimento
no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a
chamada, sobre as primeiras ações. Ao mesmo tempo, o médico avalia qual
o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um
posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com
auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de
acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e
enfermeiro”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário