quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

RECIFE E OS SEUS BONDES







Pernambuco é o um dos mais antigos Estados do Brasil e foi um fornecedor mundial de açúcar e algodão nos séculos 17 e 18. Foi invadido pelos holandeses em 1630, mas foi retomado por Portugal em 1654, sendo o berço de rebeliões e insurreições no país. Pernambuco declara uma república independente após a revolução de 1817 e posteriormente participou da Confederação do Equador em 1824. Sua capital, Recife, é conhecida como “a Veneza brasileira”, porque a sua área central é construída sobre uma série de ilhas e penínsulas. A população em 1910 era de aproximadamente 200.000, mas atualmente tem cerca de 1.5 milhões de habitantes.



Recife iniciou a construção de linha férrea em 1858, sendo a segunda do Brasil. A linha era de 31 km da estação Cinco Pontas para o Cabo de Santo Agostinho. Recife também foi a segunda cidade no Brasil, depois Rio de Janeiro, a operar locomotivas a vapor em suas ruas e teria sido a primeira cidade no mundo a usar locomotivas projetada especificamente para esse fim. As linhas de bonde a vapor no Rio de Janeiro e Recife eram chamadas de “maxambombas”.



As primeiras ruas do Recife que receberam locomotivas foram construídas em 1866 pela Manning Wardle & Co. de propriedade britânica atuando no Brasil, conhecida em Recife como Estradas de Ferro Caxangá. Cinco unidades semelhantes chegaram a ser lançadas em quatro anos, como carros de passageiros construídos pela George Starbuck. A primeira linha maxambomba a operar na cidade, entre o porto e Apipucos, foi aberto em 05 de janeiro de 1867. A linha foi estendida para Dois Irmãos naquele ano e até a Caxangá em 1870. Uma parte do Arraial (Casa Amarela) abriu em 1871. Inaugurada uma linha para a vila histórica de Olinda, em 20 de Junho de 1870,  uma rota para Beberibe em julho. 


Da cidade, ampla vias, levemente curvadas de hoje, foram desenvolvidas para as linhas de bondes a vapor: Av. Conde da Boa Vista, Av. Caxangá, Av. Rui Barbosa, Av. Conselheiro Rosa e Silva, Av. João de Barros, Av. Beberibe e Estrada de Belém, foram os caminhos da Caxangá e ferrovias Olinda. Av. Norte foi a rota de ferrovia Great Western do Brasil para Limoeiro. A maioria destas avenidas foram usadas mais tarde pelos bondes elétricos e, finalmente, por Ônibus elétricos.



Nem todos os bondes da cidade foram desenhados para locomotivas a vapor. Em 22 de setembro de 1871 a Ferrovia Pernambuco, mais tarde chamado de Ferro Carril de Pernambuco, abriu uma linha de bondes para Madalena cujos veículos eram puxados por mulas. Os primeiros carros eram fechados como os charretes locais e a do público chamadas de Ônibus;. Quando a empresa instalou luz elétrica os passageiros passaram a chama-los eletroburros bondes elétricos operavam na mão esquerda, e mulas extras foram estacionadas na beira do rio para ajudar a puxar carros sobre nas elevações das pontes. Em 1882, o FCP tinha 50 bondes e 400 mulas.



Considerando o seu espírito pioneiro, parece estranho que o Recife tenha sido a última grande capital no Brasil a instalar uma linha de bonde elétrico. A Great Western do Brasil, que operava os trens a vapor da cidade, propôs uma linha eléctrica em 1899 que seria executado a partir da estação Brum em direção ao norte ao longo do istmo de Olinda. Mas a empresa Telegraph Co. protestou que a eletricidade poderia interferir com os cabos submarinos, e o plano nunca foi concretizado.


 
Vinte e uma cidades, capitais, incluindo uma meia-dúzia de menores no Nordeste, já tinham bondes elétricos em 1912, quando a locomoção em Pernambuco ainda era fornecida por 27 locomotivas e 900 mulas. A Companhia Tramways & Power Pernambuco, em 24 de janeiro de 1913 assinou contrato para a construção de um bonde elétrico. Testes começaram em novembro de 1913 e a primeira linha de bonde elétrico no Recife, a partir Bairro do Recife passando Santo Antônio e ilha de Boa Vista, foi oficialmente inaugurado em 13 de maio de 1914.



O bonde a vapor para Olinda foi eletrificado em 12 de Outubro de 1914 e tração elétrica chegou Várzea em 1915. Trens a vapor para Dois Irmãos e Arraial foram substituídos por linhas eléctricas em 1917 e a última em Recife viagem maxambomba ocorreu para Beberibe, em 1922, e uma nova linha para praia de Boa Viagem, que foi inaugurado em 25 de outubro de 1924. Uma extensão também foi planejada para Jaboatão, 8 km a oeste de Tejipió, mas não foi construído. No final dos anos 1920 Tramways Pernambuco estava operando 130 automóveis e 110 trailers de 141 km de percurso, o sistema de bondes era a terceira maior do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário