sábado, 5 de janeiro de 2013

BOI DA MACUCA DE CORRENTES










O BOI DA MACUCA, Grupo de Cultura Popular, surgido em 1989 na Fazenda Macuca, Município de Correntes - PE, Região Nordeste do Brasil, é uma expressão brincante e irreverente que tem nos seus componentes os elementos vivos da cultura local.



                                      

 Dentre os ritmos mais usados estão o aboio, a toada de gado, o samba de côco, o forró e o arrasta-pé. Todos produzidos pelos músicos que animam o Boi da Macuca ou por compositores populares ligados à cultura de raiz.




Mesmo com todos os esforços e méritos alcançados por suas intervenções, partidas do final da década de 80, as quais já atravessaram fronteiras brasileiras, o Boi da Macuca localiza-se em uma área de precária oferta de bens e serviços culturais, por ser a zona rural deficitária até em serviços básicos, como saúde e educação. Portanto, é nesta realidade que o brinquedo do boi brinca, levando alegria, educação, música e autoestima às tantas Marias, Zefinhas, Tonhinhos, Zés e tantos outros que saem para seus terreiros a procura do efêmero, do encantamento do Boi, pra ver o povo que passa atrás do Boi, para se imaginar ou ir também atrás do Boi.



Portanto, o Boi da Macuca visa a disseminação da cultura popular, criando métodos de arte e integração de linguagens, pessoas e saberes do povo, para contribuir a favor do redescobrimento de um povo, através de sua própria cultura.

Objetivos:

O Projeto Boi da Macuca é uma proposta para o desenvolvimento de ações de cultura popular, já desenvolvidas na comunidade de Poço Comprido, Município de Correntes -PE, que visa atender as comunidades que circundam este foco de cultura, para potencializar de maneira instrumentalizada o brinquedo do Boi da Macuca, amplamente conhecido dentro e fora do Estado por provocações críticas e intervenções no meio em que vive, utilizando linguagens artísticas, integração da cultura popular com ações de cidadania através da saúde e educação ambiental, além de multimeios para contribuir com o desenvolvimento aproxima de cidadãos dessas comunidades, elevando sua autoestima e promovendo benefícios futuros na geração de emprego e renda através da cultura.
Fonte: http://www.portalcorrentespe.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário