sábado, 19 de maio de 2012

Como um homem que viveu 27 anos dentro de uma cela minúscula consegue ter esse espírito de liberdade?







Por esse espírito de Liberdade e outros feitos, que Nelson Mandela é um exemplo vivo a ser seguido, um Digno Ganhador de Prêmios como Nobel, o Lennin de Paz, dentro outros.

Nelson Mandela ao iniciar seu Governo e uma de suas estratégias para reunir negros e brancos através da prática esportiva conhecida por Rugbi. Ao contrário do que muitos pensavam, ele ao invés de reivindicar dívidas passadas de sofrimento dos negros de seu país, foi um lutador para unir brancos e negros, pois a África do Sul não tem cor, ela tem africanos negros, brancos, pardos e todo tipo de cor de pele que nela habitar. Afinal de contas, no fundo todo mundo quer uma única coisa: Felicidade e Paz e com esse gesto Mandela ascendeu o que há de mais humano em seu povo, deixando de lado ressentimentos, amarguras, ou seja, coisas que de nada nos acrescem como pessoas.

Mandela, através de suas atitudes nos ensina porque a Coragem é muito mais do que ausência de medo, o porque devemos manter nossos adversários por perto, e o porque ambos é sempre melhor do que este ou aquele. E principalmente, porque na vida devemos encontrar algo que nos dê um significado para viver, aquilo que nos leve para além de nós mesmos, um sonho maior que nossa própria e tão curta existência.

E que essa sabedoria de vida se espalhe, nos tornando cada vez mais conscientes, porque vida sem nexo, sem contexto, sem nada parece mais um roteiro de vida não examinada- uma vida não vivida.




"Ninguém nasce odiando outra pessoa
pela cor de sua pele,
ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender,
e se elas aprendem a odiar,
podem ser ensinadas a amar,
pois o amor chega mais naturalmente
ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta,
jamais extinta."
(Nelson Mandela)



Nenhum comentário:

Postar um comentário