quinta-feira, 10 de março de 2011

DE FREI PACÍFICO (GUAÍRA-PR) PARA O VEREADOR CARLOS ALBERTO (BOM CONSELHO-PE)...


FREI PACÍFICO


Registramos com muita alegria o recebimento do Livro "HISTÓRIAS DA REGIÃO DEL GUAHYRÁ, LENDAS E VIDA DE FREI PACÍFICO, de Autoria do Ilustre Bonconselhenses, Antonio Augusto Sobrinho (FREI PACÍFICO) com dedicatoria ao nosso vereador Carlos Alberto.




Carlos Alberto, após realizar pesquisa de artistas bonconselhenses por Brasil a fora, conheceu a existencia do Ilustre Antonio Augusto Sobrinho (Frei Pacífico), nasceu em Bom Conselho de Papacaça (PE) na Barra do Brejo, aos 13 anos foi para São Paulo, onde ingressou na vida religiosa, em 1955 foi para o Uruguai e em 1957 partiu para a Itália, onde ficou até 1970, voltou para o Brasil e fez curso superior de teologia na Faculdade Pio XI em São Paulo, no período de 1971 a 1977, Casado com Sueli Mondanha Sobrinho, tem quatro filhos e reside em Guaíra desde 1975.





Artista plástico, ele trabalha principalmente com cerâmica e madeira, buscando aproveitar as formas naturais dos materiais empregados, na Ilha São Francisco, no rio Paraná, Pacífico reflorestou a Ilha com quase cinco mil mudas de árvores nativas.





Em seu livro, Frei Pacífico, conta também duas lendas, uma sobre a Ilha das Moças e a outra sobre a criação da tribo Tupi-Guarani. Segundo Frei Pacífico, neste trecho do livro, ele teria soltado a sua imaginação para criar as duas lendas. “Comecei escrevendo algo sobre as Reduções Jesuíticas para aumentar o meu livro. Logo depois me veio a ideia escrever sobre a lenda da Ilha das Moças. Para escrever esta lenda fui procurar a ilha, acampei nela, conversei com o caseiro que morava lá sobre a lenda. A partir daí comecei a imaginar os personagens que acabou virando a lenda da Ilha da Moça.



A outra lenda é sobre a união entre a tribo Tupi e a tribo Guarani, que antigamente eram inimigas. Mas chegou um dia em que esses dois grupos se uniram. Para essa lenda criei o primeiro índio Tupi a se casar com uma Guarani”, contou Frei Pacífico.



Outro assunto abordado pelo escritor foi a história de Guaíra. Neste livro os leitores poderão acompanhar todo o estudo realizado por Frei Pacífico ao longo dos anos, sobre a história indígena e da colonização de Guaíra e região. Dentre estes estudos estão os autos e baixos da região do Guahirá, a história da Companhia Mate Laranjeiras, a história de todos os nomes das ilhas do Paraná e a história de Aleixo Garcia entre outros assuntos.



Frei Pacífico é um amante da natureza, sua primeira obra de arte surgiu de um toco que se encontrava em meio a um chiqueiro. Deste pedaço de pau o escultor imaginou o rosto de um bandeirante com o seu chapéu, esta foi à primeira obra feita por Frei Pacífico.



De lá para cá, foram vindo mais obras de arte, pois o escultor não vende suas obras. Frei Pacífico ainda falou um pouco sobre a sua galeria, que possui diversas artes e têm recebido diversas visitas todos os meses. “Formei esta galeria para receber o turista, hoje recebemos diversas visitas de várias escolas e grupos de passeios”, disse Frei Pacífico ao se lembrar de suas primeiras obras.



NOSSOS MAIS SINCEROS AGRADECIMENTO
AO BONCONSELHENSE, ANTONIO AUGUSTO
SOBRINHO (FREI PACÍFICO)




VISITE A GALÉRIA DE ARTES FREI PACÍFICO,
ESCULTURAS EM CERÂMICA E MADEIRA
RUA DR. ROGÉRIO LUZ, Nº 381
GUAÍRA - PR


Site: www.freipacifico.com


Carlos Alberto, cuidando
de quem precisa,
trazendo Esperança
pro Futuro de cada Cidadão
!"



TRABALHO DE VERDADE!


3 comentários:

  1. Como é bom rever sua imagem Frei Pacífico, me fez lembrar minha época na cidade dos meninos em santo andré - sp. Época que conheci um símbolo franciscano esculpido em madeira, feita pelo senhor.
    Preciso muito lhe falar sobre esse trabalho, pois o mesmo me incentiva para a construção de uma capela franciscana aqui em Lambari-MG, cidade onde resido hoje.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Meu email; joaobloboneto@hotmail.com.
    SAUDAÇÕES FRANCISCANA, abraço do João Lobo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criamos uma página no facebook, para todos acompanharem a história de Guaíra, inclusive Frei Pacífico, se quiser, convidamos você a conhecer o Nosso Cantinho, chamado Memórias Guairenses.

      Abraços Fraternos, aguardamos a sua visita.

      Excluir
    2. Olá saudações,

      Que bom em poder receber tal noticia. Muito especial os relatos por vc aqui mencionado. Sou produtor cultural em minha cidade, peço que visite o nosso blog - http://carnavaldezepuluca.blogspot.com.br/ e conheça um pedaço do trabalho.

      Excluir