RELEASE
Nos dias 07, 08 e 09 de dezembro próximo, a cidade de Garanhuns (PE) estará celebrando os 110 anos do escritor garanhuense Luís Jardim (1901-1987), através do Projeto Agenda Literária, que é uma realização do Blog Agenda Garanhuns. O evento pretende reunir literatos, leitores, professores, estudantes, jornalistas, artistas, amantes das artes, e a população em geral, para uma ocasião em que se evocará a obra deste que é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX.
Em sua 1ª edição, visando promover ações voltadas para Literatura no âmbito da cidade, estimulando os munícipes, com isso, para a prática da leitura e da escrita, o Agenda Literária dá seus primeiros passos para adotar seu caráter itinerante, indo, portanto, a bibliotecas, escolas, faculdades, feiras literárias e eventos culturais afins, sempre tendo como foco as produções literárias contemporâneas e outras que anseiam seu devido registro.
Desta feita, realizado em parceria com a Trupe Azimute, tendo ao apoio do webdesigner Jorge Calçado e da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, esta celebração ao nome de Jardim quer instigar a preservação da obra e da memória do autor de Maria Perigosa. Para tanto, em sua programação, o evento conta com espetáculos teatrais infantil e adulto, leitura comentada, painel temático e exibição de curta-metragem.
Para mais informações:
Wagner Marques (coordenador geral do evento)
Fone: (87) 9911-8284 / 8803-2751
Blog: www.agendagaranhuns.com
e-mail: wagner@agendagaranhuns.com
Escritor, pintor, desenhista, dramaturgo, jornalista, tradutor, ilustrador, Luís Inácio de Miranda Jardim nasceu na cidade de Garanhuns (PE), a 08 de dezembro de 1901. Fez curso primário até mais ou menos 11 anos de idade. Foi morar em Recife aos 17, onde passou a trabalhar no comércio, se tornando um ávido leitor. Em pouco tempo, passou a frequentar rodas de intelectuais e artistas. No fim da década de 20, conhece o escritor e sociólogo Gilberto Freyre, com quem mantém firme amizade ao longo da vida.
Em 1936 é convidado para uma exposição de aquarelas no Rio de Janeiro, onde logo fixou morada. Um ano mais tarde, pelos livros O Boi Aruá e O Tatu e o Macaco, lhe são conferidos prêmios no Concurso de Literatura Infantil do Ministério da Educação.
Um dos seus livros mais conhecidos Maria Perigosa, ganhou um dos mais importantes prêmios nacionais, em 1938, o Prêmio Humberto de Campos. Em 1949, publica seu primeiro romance As Confissões de Meu Tio Gonzaga. Pouco tempo depois, traduziu a peça A morte do caixeiro-viajante, de Artur Miller, encenada pela Companhia Jaime Costa.
Em 1958, Isabel do Sertão, peça de sua autoria, conquista o Prêmio Cláudio de Sousa (teatro), conferido pela Academia Brasileira de Letras; que, em 1968, também conferiu o Prêmio Monteiro Lobato para outra obra sua: Proezas do Menino Jesus (literatura infanto-juvenil).
Paralelo a isso, Jardim fez ilustrações para livros de diversos escritores, como José Lins do Rêgo e Graciliano Ramos. Outros livros seus que também foram ganhando notoriedade foram: Aventuras do Menino Chico de Assis, Façanhas do cavalo Voador e Outras façanhas do cavalo Voador e O Ajudante de Mentiroso. Trabalhou na Editora José Olympio e foi redator do Instituto do Açúcar e do Álcool.
Luís foi casado com Alice Alves Jardim. Nos últimos anos de vida, afastou-se das homenagens e eventos, preferindo enclausurar-se em seu apartamento no Rio de Janeiro, onde faleceu dormindo, em 1º de janeiro de 1987.
PROGRAMAÇÃO
Dia 07/12/2011 (quarta-feira)
· 19h30 – "Vicência" (Espetáculo adulto baseado no conto “Paisagem Perdida” de Luís Jardim). Local: Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti
Dia 08/12/2011 (quinta-feira)
· 10h – "Aruá, o boi encantado" (Espetáculo infantil baseado no livro de Luís Jardim "Aruá, o boi encantado"). Local: Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti
· 15h – "Aruá, o boi encantado" (Espetáculo infantil baseado no livro de Luís Jardim "Aruá, o boi encantado"). Local: Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti
· 19h30 – Leitura comentada da obra de Luís Jardim
(com os escritores Mário Rodrigues e Nivaldo Tenório)
Local: Biblioteca Luiz Brasil (Parque Euclides Dourado)
Dia 09/12/2011 (sexta-feira)
· 19h30 – Painel temático: As múltiplas faces e Vida de Luís Jardim
(com o biógrafo Marcílio Reinaux e o ex-prefeito Ivo Amaral).
Local: Biblioteca Luiz Brasil (Parque Euclides Dourado)
· 21h – Exibição do curta "Os cegos", baseado em conto de Luís Jardim "Os Cegos"
Local: Biblioteca Luiz Brasil (Parque Euclides Dourado)
Realização:
Blog Agenda Garanhuns
Parceria:
Troupe Azimute
Apoio:
Prefeitura de Garanhuns
Jorge Calçado
Unidos, por uma Bom Conselho Melhor "
Nenhum comentário:
Postar um comentário