domingo, 14 de abril de 2013

ARTUR DE ARAUJO PEREIRA RAMOS “O CIENTISTA DA FAMÍLIA”





      


        Nascido em Alagoas no ano de 1903, Artur de Araujo Pereira Ramos é filho de Dr. Manoel Ramos de Araujo Pereira e de Ana Ramos de Araujo Pereira. Dr. Manoel Ramos de Araujo Pereira sempre foi conhecido em Pilar e região como Dr. Ramos (Médico formado pela Faculdade da Bahia), sendo o mesmo o elo que liga os Araujo Pereira que ficaram na Zona da Mata Norte de Pernambuco, dos que fugiram para a região que fica entre Bom Conselho - PE e Quebrangulo – AL, mais precisamente na Fazenda Cacimbinhas. Meu avô materno Simplício Olavo de Araujo Pereira tinha por este primo uma consideração toda especial. Do casamento de Manoel Ramos de Araujo Pereira e Ana Ramos de Araujo Pereira nasceram: Luis, Evangelina, Raul, Nilo, Aluisio, Georgina, Julieta e Artur de Araujo Pereira Ramos, o nosso cientista.

        Quando o viajante alemão Hans Staden escreveu, na metade do século XVI, sua “História Verdadeira e Descrição de um país de Selvagens Despidos e Antropófagos” um relato dos costumes dos índios tupinambás. A primeira pesquisa antropológica do campo acabava de ser feita no Brasil. Três séculos depois, quando Dom Pedro I subiu a bordo dos navios que traziam imigrantes europeus e comparou sua estatura com a deles, costas as costas estavam sendo feitas as primeiras mensurações antropológicas registradas na história do país. Acasos e improvisações, no entanto, só cederam lugar aos estudos científicos no século XX, com Curt Ninuendaju, Nina Rodrigues e, entre eles, Artur de Araujo Pereira Ramos (1903 – 1949), antropólogo e folclorista, autor de 458 trabalhos originais sobre psicanálise, higiene mental, educação, religião e folclore, é hoje reconhecido como grande pioneiro da antropologia aplicada no Brasil.

         Formado em medicina, Ramos abandonou a psicopatologia em 1934 – de onde havia partido como seu mestre, Nina Rodrigues, e resolveu dedicar-se aos estudos antropológicos, publicando o livro “O Negro Brasileiro”, que projetou seu nome. Sua obra mais importante, entretanto, apesar de básica para todos os estudiosos de ciências sociais, continuava esgotada desde que a Segunda edição de 1951, foi inteiramente vendida.


     Em quatro volumes (“O Negro na Civilização Brasileira”, “As Culturas Indígenas”, e “As Culturas Européias”), a “Introdução” examina as culturas Negras, Indígenas, Européias e os contatos raciais e culturais no Brasil.

         Preparada durante a Segunda Guerra mundial reúne todo o conhecimento da época sobre o homem brasileiro, suas origens e manifestações. Embora a bibliografia que Ramos relacionou daquele período lhe era estranha, sua obra se ressente, em alguns pontos, das transformações que a antropologia, ciência nova, sofreu durante as rápidas mudanças operadas no mundo nos últimos trinta anos. Os dados antropométricos, por exemplo, muito usados numa época em que fé e propaganda política falava em tipos branquicéfalos (indivíduo cujo crânio tem forma de um avo) e delicocéfalo (indivíduo cuja largura do crânio tem quatro quintos do comprimento), foram depois relegados a segundo plano na antropologia. Pequenas omissões, porém, não são suficientes para reduzir a importância da obra de Artur Ramos, antes de tudo pioneira e vasta.


         De fato, sua  “Introdução à Antropologia Brasileira” compõe um mosaico que representava gente de todas as nacionalidades convivendo pacificamente no cenário rico e único de um grande país acolhedor, trazendo e fundindo suas culturas de origem, para a formação de algo ainda indefinido, mas de grandeza previsível. Negros, Índios, Judeus, Holandeses, Portugueses, Espanhóis, Ingleses e Franceses, imigrantes de todas as latitudes, enriquecendo o patrimônio de um país, somando culturas, temperamentos, tipos físicos diversos – essa a visão global transmitida pela obra de Artur Ramos.

         Alguns conceitos modernos, entre eles o de desenvolvimento, surgiram desse trabalho, em que se evidenciava antes de tudo a preocupação com o bem-estar e a dignidade do homem. Em conferência que realizou em 1941, na Sociedade Brasileira de Antropologia – é o etnólogo Manuel Diegues Junior quem lembra no prefácio de um dos volumes -, Artur Ramos pregava a aplicação dos resultados da antropologia à solução dos problemas do homem brasileiro. Sem esse sentido, ele achava que essa ciência social perdia muito do seu significado e corria o risco de passar por um jogo fascinante, mero entretenimento intelectual.

         Essas conclusões, de certa maneira, ficam enfeixadas pelo quarto volume da “Introdução”, dedicado ao que o autor chama de “a grande aventura européia em terras do Brasil”. Nele, Artur Ramos traça com minúcias as características raciais das principais correntes migratórias que ajudaram a compor a população brasileira e continuaram gerando tipos novos e imprevistos.

         Apesar de sua idade, a obra de Artur Ramos, especialmente nesses estudos, permanece atualizada – por sua imensa coleta de material e por sua exposição pormenorizada. Médico, Professor, Chefe do serviço de Higiene Mental do antigo Distrito Federal e Chefe do Departamento de Ciências Sociais da UNESCO, em Paris, Artur Ramos não teve, muitas vezes, por premência de tempo ou por modéstia, a intenção de interpretar, a não ser em suas linhas gerais, a infinidade de dados de que dispunha. Mas a realidade em que baseou sua obra não envelhece nem depende de pontos de vista.

         Na cidade de Pilar - AL, terra natal de Artur de Araujo Pereira Ramos, existe um museu na casa que nasceu o ilustre parente.

Escrito por José Roberto Pereira.


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