sexta-feira, 8 de junho de 2012

DEU NO BLOG TIAGO PADILHA...



Situação da seca em Bom Conselho foi tema de reunião extraordinária.


A Câmara de Vereadores de Bom Conselho realizou na terça-feira (05), uma reunião extraordinária para tratar sobre a seca no município. A reunião contou com a participação de sete dos nove vereadores. Foram eles: Arlan Curvelo, Carlos Alberto, Eliane Ramos (Léa), Francisco Bento (Chico), Ivete da Silva, José Arnaldo (Pintado) e Luis Sobral (Luizinho).

Na ocasião, esteve presente o secretário de Agricultura, Breno Alapenha, que atendendo a solicitação dos vereadores foi prestar esclarecimentos sobre o processo de Decreto de Estado de Emergência do município. 

O secretário explicou que foi realizada uma avaliação dos danos causados pela estiagem no município, e no dia 08 de maio, a prefeitura decretou o Estado de Emergência.

Segundo ele, por orientação da própria CODECIPE foi preciso realizar a redução da quantidade de animais vitimados pela seca, e ainda foi necessário adequar uma série de documentos comprobatórios da calamidade, principalmente o AVADAM, que é um documento que comprova que o município está em situação de calamidade.

Aos parlamentares, Breno informou que o município só pode decretar situação de emergência, ou calamidade, após realizar esta avaliação. Como o decreto foi feito antes, a CODECIPE não aceitou e pediu uma adequação.

Na oportunidade, os vereadores solicitaram a implantação de medidas em caráter urgente para o combate a seca em Bom Conselho.

Confira:
Vereador Carlos Alberto
Perfuração de novos poços e manutenção dos já existentes; Manutenção nas principais barragens de Bom Conselho; Gratuidade nos caminhões para transportar ração animal, com fins de atender as necessidades dos rebanhos dos pequenos e médios produtores; Recuperação e limpeza das nascentes; Distribuições de caixas d'águas; Destinar uma junta de profissionais jurídicos, com fins de representar os interesses dos Pronafianos em suas possíveis renegociações com os bancos; Aumentar a frota de caminhões pipas para atender melhor as demandas em Bom Conselho; Realizar estudos no sentido de contemplar os pequenos produtores rurais, com a Bolsa Estiagem; Apresentação de Projetos com fins de irrigação para Palmas.

Vereadora Ivete da Silva
Construção de uma grande barragem na localidade rural do sitio "Lajeiro do Cabral; Manutenção das barragens dos Sítios Lagoa Grande e Feijão.

Vereador Luiz Pedro Sobral
Construção de Barragens subterrâneas; Criação de uma sementeira de muda de palmas resistente as pragas.

Vereadora Eliane Ramos
Construção de novas barragens de médio e grande porte; Criação de uma frente de emergência.

Após as discussões foram deliberados todos os pedidos.



Fonte: http://tiagopadilhaoblog.blogspot.com.br/2012/06/situacao-de-emergencia-de-bom-conselho.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário