quarta-feira, 20 de março de 2013

UNE pede que forró seja Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade




Estudantes pedem que o forró seja reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a exemplo do que ocorreu em janeiro. Na 8ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), músicos e especialistas discutiram a importância do ritmo e do grande homenageado do evento, o sanfoneiro Luiz Gonzaga.

O sobrinho de Gonzagão, Joquinha Gonzaga, acredita que com a força do movimento estudantil o forró receberá o reconhecimento. “A importância do forró é muito grande. É uma cultura muito rica, uma cultura que meu tio Gonzaga deixou. Nós estaremos aqui de chapéu de couro na cabeça e sanfona no peito para defender o ritmo”, disse.

O forró é o principal ritmo nativo do sertão nordestino. Popular em todo o Brasil, sua disseminação se deu por meio da intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país. Como patrimônio imaterial da humanidade, o forró será protegido a fim de que permaneça vivo para as gerações futuras. O título é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A lista de patrimônios culturais imateriais reúne, atualmente, 232 elementos de 86 países.

O cantor e compositor Fred 04, vocalista do grupo Mundo Livre S/A e um dos expoentes do movimento mangue beat - surgido na década de 90 em Pernambuco e que envolveu artistas como Chico Science, do Nação Zumbi, misturando ritmos como maracatu, rock, ritmos eletrônicos – reforça a importância do forró e afirma que o ritmo ultrapassa os grupos que o tocam e tem grande influencia também sobre outros grupos e ritmos e sobre o próprio movimento do mangue beat. “Mesmo que não seja de uma forma consciente, acabamos nos envolvendo também pelo ritmo”.

Além de grupos musicais, o forró, sob o nome de Luiz Gonzaga, foi importante para que o sertão brasileiro fosse conhecido, segundo explica o colecionador e especialista em Gonzagão, Paulo Vandeley Tomaz. “Ele foi um grande divulgador do sertão. Criou a música [Olha a Pisada] que divulgou o cangaço, que remete ao bando de Lampião”.

Além de pedir o reconhecimento do forró como Patrimômio Cultural Imaterial da Humanidade, a UNE pede também 2% do Produto Interno Bruto (PIB) para cultura.

A 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE é considerada o maior evento estudantil da América Latina e deve reunir em Olinda cerca de 10 mil estudantes de todos os estados brasileiros. A Bienal ocorre de 22 a 26 de janeiro e une política estudantil e cultura em mostras de teatro, música e cinema, seminários de esportes, além de apresentações de trabalhos acadêmicos e de extensão. O tema desta edição é A Volta da Asa Branca, uma Homenagem ao Sanfoneiro Luiz Gonzaga, cujo centenário foi comemorado em 2012.

sábado, 16 de março de 2013

MESSINA


A cidade de Messina se desenvolve como um anfiteatro aos pés do Monte Peloritani, ao interno e ao sul de uma enseada bem protegida por uma península aluvial em forma de foice (Península de San Ranieri, que acaba na ponta de San Leonardo), constituída por detritos trazidos pelas numerosas correntes de água torrencial costeiras e acumuladas pelas ondas marinhas, alargndo-se e ampliando-se em direção sul.


Fundada com o nome de Zancle (em grego Zánklpiattoe, foice, pela forma da península que cerrava o porto) pelos Calcideses de Cuma, de Nasso e de Eubea (725 a.C.), se desenvolveu rapidamente, fundando por sua vez as colônias de Mylái (Milazzo), no final do VIII secolo a.C. e ao início do VII, e de Imera, por volta de 648. Em 493 os prófugos samos e mileses, refugiaram-se em Zancle e se apoderaram da cidade com o apoio de Anassila de Reggio. 



 Logo depois Zancle caiu no domínio do próprio Anassila, que ao lugar dos Samos e dos Milesi ali refugiu numerosos messenos. A cidade assumiu então o nome de Messána ou Messpiatacuenpiattoe e assumiu um caráter prevalentemente dórico. Não obstante as fortes lutas conquistou um alto grau de prosperidade até que foi destruída pelos Cartagineses em 396. Reconstruída quase imediatamente por Dionigi o Velho de Siracusa, foi submetida sucessivamente a Dione, a Ippone, a Timoleonte e, por fim a Agatocle, que logo depois de sua morte caiu nas mãos dos Mamertini (288). 



Derrotados por Gerone II de Siracusa por volta de 265, estes pediram primeiro ajuda aos cartagineses , portanto aos romanos, que libertaram a cidade do sucessivo assédio imposto por Gerone II e pelos Cartagineses. Tal conflito originou a primeira guerra púnica (264-241), ao final da qual Messana foi proclamada cidade livre e federada. Após o esplendor da cidade romana, continuou a ter grande importância aos bizantinos. Foi dominada pelos saracenos (843) por dois séculos, até a chegada dos Normandos (1061). 



Daquele momento inicíou para Messina um período de prosperidade como empório comercial. Quando a Sicília passou sob o domínio dos Svevi no final do XII sec., Messina rebelou-se diversas vezes com a finalidade de manter o seu livre desenvolvimento. Após ter tido uma parte notávol nos Vespri sicilianos, a cidade foi assediada pelo rei da Sicília Carlo I d'Angiò (luglio-settembre 1282) que porém não conseguiu conquistá-la pois chegavam a frota dos aragoneses. No XIV sec. foi elevada a capital pelos Aragoneses.



Na zona das habitações, tentou-se uma reconstrução às bases das necrópolis descobertas e aos achados. Foi identificado um pequeno santuário, com cerâmicas do 'VIII ao VI sec. a.C. Uma estátua acéfala de Igea e outras obras de arte foram conservadas no Museu Nazionale. De grande interesse, também artístico, a série de moedas do V sec. a.C.  



Apesar das destruições causadas pelos terremotos e pelos graves danos provocados pelos maciços bombardeamentos aéreos de 1943, Messina conserva uma boa parte de seus monumentos, mas é cada vez mais tenazmente reconstruída por causa dos terríveis eventos; o Duomo de tipo normando (1160), munido de torre campanária moderna, con relógio astronômico, obra dos irmãos estrasburgueses Ungerer (1933), e, a gótica igreja de San Francesco, com absides do XIII século.



Outros edifícios foram restaurados, como a igreja da Annunziata dei Catalani (XII e XIII), jóia da arte árabe-normanda, com componentes bizantinas, a igreja de Santa Maria Alemanna (restos do XIII sec.).



Notáveis são as fontes do 1500 de Netuno e de Orion, de G. A. Montorsoli, o monumento em bronze (1572) a don Giovanni da Áustria (o vencedor da batalha de Lepanto), o santuário de Montalto e o templo votivo do Cristo Rei.



O Museu nazional é rico de obras de arte recuperada pelas igrejas e conventos destruídos pelos terremotos: Políptico de san Gregorio de Antonello da Messina (1473), a Resurreição de Lazzaro e a Natividade do Caravaggio, esculturas de Francesco Laurana,escola dos Gagini.



Os numerosos locais turísticos ao longo da costa (Taormina a principal de todas) e, recentemente, as ilhas Eólias, atraem grandes fluxos de turistas italianos e estrangeiros.



Mas as amplas liberdades municipais da qual gozava Messina não eram vistas com bons olhos pelos espanhóis que tentaram então reprimí-las. Isto, provocou uma rebelião (1674); os messineses, ajudados pelo rei Luigi XIV que enviou uma frota sob o comando do capitão Duquesne, resistiram por quatro anos e capitularam apenas em 1678. Em seguida Messina por muitos anos perdeu sua importância, e, quando lentamente se erguia, foi golpeada por várias calamidades: em 1743 pela peste, e, em 1783 por um terremoto que a danificou. 



Messina duramente oprimida pelos Borboni que ali fizeram um centro militar; participou aos movimentos de revoltas em 1820-1821 e de 1847-1848; em setembro de 1848 a cidade foi ocupada pelas tropas borbônicas sob o comando de C. Filangieri depois de um forte bombardeamento ordinado pelo rei Ferdinando II. Apenas em julho de 1860 foi liberada pelas forças garibaldianas guiadas pelo general Giacomo Medici. Depois de ter sido gravemente atingida por um outro terremoto,1894, foi completamente destruída por aquele mais forte de 28 de dezembro de 1908. Reconstruída, sofreu graves danos com a II Guerra Mundial por causa dos fortes bombardeamentos aéreos e terrestres. Foi ocupada pelas tropas aliadas em 17 de agosto de 1943.

sexta-feira, 15 de março de 2013

RUMO A CÂMARA MUNICIPAL DE MESSINA ...

Câmara Municipal de Messina



Ex-vereador Carlos Alberto (PRTB), logo após ser sancionado a Lei que vai Denominar a Rodovia Frei Caetano de Messina  pelo  Governador Eduardo Campos (PSB), vai solicitar Assembleia Legislativa de Pernambuco, através do Gabinete do Deputado Eduardo Porto (PSDB), que seja enviando a Câmara Municipal de Messina, oficio no sentido de informar os feitos do Frei Caetano no Brasil, e em especial na Cidade de Bom Conselho, destacando a importância do seu Legado.

quinta-feira, 14 de março de 2013

PE - 218 PASSARÁ A SER DENOMINADA DE RODOVIA FREI CAETANO DE MESSINA




 FREI CAETANO DE MESSINA


A pedido do ex-vereador Carlos Alberto (PRTB) de Bom Conselho, o Excelentissimo Deputado Estadual Eduardo Porto (PSDB) Apresentou o Projeto de Lei de nº 1325/2013, onde Ficará denominado “Rodovia Frei Caetano de Messina”, a PE 218 que liga a BR 424 ao Estado de Alagoas, passando pelas cidades de Brejão, Terezinha e Bom Conselho. 


 DEPUTADO ESTADUAL EDUARDO PORTO


ESTADO DE PERNAMBUCO
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Legislatura 17º Ano 2013

Projeto de Lei Ordinária Nº 1325/2013 (Enviada p/Publicação)
Ementa:
Fica denominado “Rodovia Frei Caetano de Messina”, a PE 218 que liga a BR 424 ao Estado de Alagoas, passando pelas cidades de Brejão, Terezinha e Bom Conselho.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Art. 1° Fica denominado “Rodovia Frei Caetano de Messina”, a PE 218 que liga a BR 424 ao Estado de Alagoas, passando pelas cidades de Brejão, Terezinha e Bom conselho.
Art. 2° A presente lei entra em vigor na data da sua publicação. 

Justificativa



A Itália tem forma de uma bota de cano alto pendurado na França, Suíça e Áustria, balançando entre três marés: Adriático, Jônico e Terreno. Dentro dessas linhas que formam este desenho nasceram famosas cidades como Veneza, Verona, Nápoles, Pádua, Milão e a pequena Assis tornada grande por ser berço do
Seráfico São Francisco, pai de milhares de filhos menores que se espalharam pelo mundo inteiro como sementes benfazejas da árvore franciscana. (Melo, 2003), Castanea é uma das cidades que está nos arredores de Messina foi lá que nasceu em Santi, que mas tarde ao tornar-se seguidor de Francisco recebe o nome de Caetano e Messina em homenagem a sua cidade.Caetano tornou-se um grande missionário na Itália, veio para o Brasil e missionou em vários estados, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, mas principalmente no Nordeste sua ação missionária era muito abrangente: construía cemitérios, reconstruía Igrejas, construía chafarizes para que o povo tivesse água potável ainda hoje, em Triunfo – PE, existe este marco deixado por ele. Construía hospitais, escolas, internatos para resguardar as meninas da prostituição por causa das guerras, e que para que elas fossem educadas, ele acreditava na educação como meio eficaz para transformar o mundo. Para tanto, ele fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho em PE, onde até hoje o colégio existe e através dele outros foram fundados em outros estados. Foi um missionário incansável e um grande proclamador e artífice da paz. Fez em suas andanças missionárias, muitos revoltosos voltarem a paz, reconciliou famílias, convidava o povo à partilha dos bens. Foi um grande pacificador nas guerras em Pernambuco e recebeu muitos títulos pelo bem que fez a Pátria. Podemos citar: O Anjo do Brasil ,Missionário Gigante, Missionário Incansável . Com estas e outras expressões o povo manifesta o carinho, que assumindo a realidade sofrida de sua gente, respondeu aos anseios mais profundos do coração humano, faminto de paz, de justiça e de amor. As pegadas na areia deixadas por Frei Caetano de Messina não se apagaram com as intempéries do tempo nem com as vicissitudes da vida. Por que, além do dom de anunciar o Evangelho a todos os povos ,conforme a mandato de Senhor, foi-lhe concedido o carisma de perpetuar suas intenções evangélicas até o presente e o futuro através da fundação de uma família religiosa a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho. O Frei Caetano em suas missões conduziu o povo à compreensão da própria realidade, os revoltosos à reconciliação e, finalmente , depondo as armas ,todos de mãos dadas, construírem um majestoso Colégio ,berço e embrião da Congregação, nascida sob os auspícios da Virgem Mãe do Bom Conselho, num recanto aprazível do interior de Pernambuco – Papacaça ,hoje cidade do Bom Conselho.


Sala das Reuniões, em 4 de março de 2013. 

Eduardo Porto
Deputado




Fonte: http://www.alepe.pe.gov.br/paginas/verprojeto.php?grupo=6&paginapai=3599/3596&dep=2938&numero=1325/2013&docid=BC75FCE0D09C7F3103257B2400437EB2

quarta-feira, 13 de março de 2013

DEU NO BLOG DE CLÁUDIO ANDRÉ O POETA (OSSOS DE DINOSSAUROS ENCONTRADOS...) DISTRITO DE RAINHA IZABEL

NOVOS OSSOS DE DINOSSAURO ENCONTRADOS NO SITIO LAGOA DA PEDRA...
O funcionário da CELPE,  Cleristony, fez as fotos e enviou a redação deste blog...
PARTE DOS OSSOS JÁ FORAM ENVIADOS PARA ESTUDO...
OS OSSOS PARECEM PEDRAS, MAS, ISSO É DEVIDO O TEMPO DEBAIXO DA TERRA...
OS OSSOS FORAM ENCONTRADOS NA PROPRIEDADE DA SENHORA MOCINHA...
DUAS PROPRIEDADES RURAIS VIRAM PONTO DE VISITAÇÃO EM BOM CONSELHO...
Cleristony que trabalha na Celpe entregando contas de energia esteve hoje no Sitio Lagoa da Pedra e pode ver de perto a nova ossada encontrada em outra propriedade que começou a ter uma escavação de um tanque. Com poucos metros escavados, logo se depararam com muitos ossos...
Do jeito que vai, Bom Conselho logo,logo, terá seu sitio arqueológico. Falta apenas trazer os arqueólogos para fazerem estudos sobre a localização desses fósseis. FONTE: www.claudioandreopoeta.blogspot.com.br

domingo, 10 de março de 2013

VEJA O QUE O EX.JOGADOR DE FUTEBOL ROMÁRIO E HOJE DEPUTADO FEDERAL FALOU SOBRE OS PROFESSORES

Deputado Federal Romario de Souza Faria

"O Brasil só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada. O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes porque não valoriza a Educação. E seus professores. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o País precisam passar a enxergar isso. A Saúde é importante? Lógico que é. Mas a Educação de um povo é muito mais".

sábado, 9 de março de 2013

BOI CAPRICHOSO ...


Viva a cultura popular!



Com esse tema vamos reger nossas três noites do Festival Folclórico do Boi Bumbá Caprichoso.

A cultura popular é o antigo e o novo, a fé, a tradição, as pastorinhas, a capoeira e todas as manifestações culturais de Parintins e do Brasil. E o Caprichoso vai focar suas apresentações nos cem anos da cultura parintinense.

Somos o legado deixado pelos Irmãos Cid, nordestinos que misturados aos caboclos parintinenses, fizeram nascer a maior manifestação folclórica da Amazônia, o boi bumbá. Somos a herança de um povo aguerrido, que há quase um século transmite nossa brincadeira de geração a geração.

Do Esconde ao Aninga estão as marcas de uma nação. Gente simples que enfeitiçada por um boi de veludo e encantada com a bela voz de nosso levantador, se deixa levar nos versos do poeta. Versos que contam e cantam nossas lendas, mitos, ritos e crenças.

Faremos ecoar de Parintins, um grito de reverência a todas as manifestações culturais, em que todos os Brasis estarão presentes, que vai da nossa devoção, ao nosso símbolo.

O Caprichoso, vai levar para arena a marca da superação, vencemos diversos desafios e superamos incontáveis obstáculos para, enfim, mostrar com muita alegria o talento e a criatividade de uma nação formada de ribeirinhos, caboclos e índios, um povo protagonista que comove, envolve e certamente vai encantar o mundo.

Convido você, sócio, torcedor, admirador, jornalista, estudante e pesquisador da cultura popular, da dança, de todas as artes. Venha viver essa festa do folclore no meio da floresta!
Venha se encantar com o boi mais querido de Parintins!